MATÉRIAS

Como são extraídos os dentes?

Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias. As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento. Antes da extração, a área em…

Por que dentes são extraídos?

Os dentes são extraídos por vários motivos: – Uma cárie muito profunda no dente; – Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente; – Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca. Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem…

Placa de Bruxismo

A placa de tratamento, também conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante, desempenha o papel de proteção sobre os dentes em relação aos movimentos, voluntários ou não, provocados pelo bruxismo. O dispositivo móvel se ajusta perfeitamente sobre a superfície dos dentes, é uma placa resistente, geralmente confeccionada com resina acrílica, que fica entreposta entre as…

Bruxismo Diurno x Noturno

São dois tipos de bruxismo existentes, como o próprio nome já indica: o bruxismo diurno, que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Além da ocorrência em horários distintos, o bruxismo diurno, também chamado de briquismo, se caracteriza pela pressão dentária (apertamento) e…

Tratamento para a Cárie Profunda

Para cáries que ainda não atingiram o canal radicular (o nervo do dente), o tratamento é a restauração em resina composta, ou cerâmicas totais ou parciais. No entanto, se a cárie já tiver atingido o nervo do dente, o tratamento é a remoção de todo o tecido cariado, e a realização do tratamento de canal….

Cárie profunda

Para entender o que é a cárie profunda, primeiro é necessário entender o que é a cárie em seus estágios iniciais. A cárie se inicia na superfície do dente, chamado de esmalte dental. Com a evolução do processo carioso, ela alcança alguns tecidos mais profundos, como a dentina, podendo atingir a região central do dente,…

Conheça os 3 estágios da Doença Periodontal

Caso não seja removida por meio de escovação ou pelo uso diário do fio dental, a placa (biofilme dental) se transforma em tártaro (cálculo dental), que possui uma superfície áspera e retentiva facilitando assim a retneção de mais placa. As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso. Existem…

Quais os sinais mais comuns de doenças periodontais?

A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar ciente de qualquer um dos sintomas abaixo: Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental; Gengiva inchada, vermelha ou dolorida; Gengiva retraída; Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; Dente amolecido; Próteses parciais que se desajustaram; Pus…

O que é a Gengivoplastia?

A gengivoplastia visa corrigir o contorno e tamanho dos dentes por uma questão meramente estética, sendo removida uma faixa da gengiva. Inclusive, muitas pessoas tendem a confundir com a gengivectomia, mas a diferença entre ambas as técnicas é quanto a remoção ou não de osso, já que a gengivectomia é indicada para casos de hipertrofia…

Sua lente dental quebrou ou danificou? Agende uma consulta conosco!

Assim como qualquer procedimento odontológico, as lentes de contato dentais necessitam do acompanhamento de um profissional depois de feita. Se não houver alguma intercorrência, como fraturas ou deslocamentos das lentes, esta revisão pode ser feita de seis em seis meses ou uma vez ao ano, durante as visitas periódicas ao dentista. É sempre importante observar…