MATÉRIAS

O que fazer depois da raspagem do Tártaro?

Após a raspagem, o paciente deve se conscientizar para melhorar sua saúde bucal. A escovação deve ser feita diariamente, 30 minutos depois de qualquer alimentação. O fio dental também ajuda na remoção completa da placa bacteriana, evitando o acúmulo dessa. Além disso, visite seu dentista de 6 em 6 meses para, se preciso, complementar essa…

Só a raspagem soluciona o Tártaro?

As placas bacterianas são camadas que se formam na superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos. Elas surgem a partir do encontro de microrganismos e dos restos de alimentos que ficam na boca. O acúmulo dessa placa pode causar diversos problemas bucais. Entre eles, o tártaro. Quando ainda é apenas a placa bacteriana, uma boa escovação…

Descubra porque devemos escovar os dentes antes de dormir

Muitos podem ser os motivos para não escovar os dentes antes de dormir, preguiça e cansaço são os principais. É preciso saber que a falta de higiene deixa o microbiota propícia para a proliferação de bactérias. A escovação noturna é a mais importante de todo o dia. Durante o sono, ficamos com a boca seca…

Quais são os benefícios de usar a Escova Interdental?

A escova interdental é uma ferramenta de higiene bucal feita para higienizar os espaços entre os dentes. Com diversos tamanhos e disponível em textura macia e extra macia, a escova interdental deve se encaixar no espaço sem ficar apertado ou largo. Ela deve ser usada após a rotina de escovação normal. As escovas conseguem limpar…

Quando o Aparelho de Contenção deve ser Usado (Parte 2)

A higiene dos dentes com aparelho de contenção móvel e contenção fixa são feitas de formas diferentes mas com o mesmo objetivo: remover a placa bacteriana, prevenir cáries, aparecimento de tártaro e inflamações na gengiva. HIGIENE BUCAL COM CONTENÇÃO MÓVEL Em casos que o paciente faz uso da estrutura móvel a higiene deve ser feita…

Quando o Aparelho de Contenção deve ser Usado (Parte 1)

A movimentação dos dentes para deixá-los alinhados com o uso do aparelho pode durar meses e até anos, porém de nada terá adiantado se o pós tratamento não for feito da forma correta. Sem o uso da contenção dentária, os dentes podem se desalinhar novamente, o que é chamado de movimento recidivo. Os tratamentos dentários…

Herpes Labial, conheça as possíveis Causas, Sintomas e Tratamentos (Parte 3)

As especialidades médicas que podem diagnosticar e tratar a doença são: clínico geral, dermatologista e infectologista. É recomendado que o paciente realize acompanhamento sempre que aparecer uma erupção. Em casos de herpes genital o tratamento deve ser feito com ginecologista para mulheres e urologista para homens. Apesar de na maioria dos casos ser possível o…

Herpes Labial, conheça as possíveis Causas, Sintomas e Tratamentos (Parte 2)

A herpes labial é transmitida pelo o contato direto da ferida com a boca. Alguns dos exemplos mais comuns são: Beijar pessoas com ferida na boca; Compartilhamento de copo, talheres ou toalhas; Compartilhamento de sabonete em barra; Usar batom de alguém infectado. SINTOMAS DA HERPES LABIAL A doença conta com 3 estágios, sendo cada um…

O açúcar faz bem para os seus Dentes?

Crescemos ouvindo que açúcar e doces em geral são um problema para a saúde bucal. Desde dentista, até pais e responsáveis falam sobre a importância de evitar o exagero e cuidar da higiene após o consumo. Mesmo que não de imediato, o açúcar afeta diretamente os dentes a longo prazo. Os efeitos alteram os dentes…