MATÉRIAS

Próteses Removíveis: Atenção na hora da Escovação!

O primeiro conselho do especialista é sempre escovar a prótese, mas nunca diretamente na boca. O certo é escová-la na mão, no processo, o ideal é enxaguar o utensílio para remover restos de comida e, em seguida, realizar a escovação. É importante lembrar que esse ritual deve ser feito sempre após as refeições e, de…

Qual é a diferença entre a Prótese totalmente e parcialmente removível?

Assim como destacado acima, a prótese móvel pode ser parcialmente ou totalmente removível. A principal diferença entre esses modelos está na quantidade de dentes que ela substitui. A parcialmente removível é indicada para pacientes que perderam alguns elementos dentários. Geralmente feitas de acrílico, elas se apoiam nos dentes remanescentes do sorriso. Enquanto isso, a total…

Biomateriais auxiliando o Enxerto Ósseo (Parte 2)

Também é possível realizar o procedimento da substituição por meio de biomateriais de alta tecnologia. Eles são capazes de agir, dentro do organismo, como um osso comum, podendo ser naturais ou sintéticos. Eles têm como principal função a criação de um arcabouço que mimetiza a microestrutura óssea, possibilitando a sua vascularização e o povoamento celular….

Biomateriais auxiliando o Enxerto Ósseo (Parte 1)

Das muitas tecnologias que podem contribuir com a odontologia, os biomateriais estão aí para marcar um avanço no enxerto ósseo. Essa é uma técnica feita quando há a necessidade do paciente em recuperar alguma estrutura perdida, seja por fratura ou qualquer outro trauma. Porém, mais recentemente, profissionais também têm usado para alguns procedimentos para os…

Quais são os passos da restauração indireta?

Para uma restauração indireta são necessários os seguintes passos: 1- Fazer um preparo no remanescente dentário para que se consiga colocar peça (restauração indireta) passivamente, evitando o desgaste do dente. 2- Fazer impressões, para o laboratório ter a cópia da boca do doente e conseguir fazer a restauração. 3- Aderir/colar a peça ao dente preparado….

Qual a diferença entre restauração direta e indireta?

A restauração direta é o ato mais comum na cadeira do dentista, pois a cárie é a doença infecciosa que mais persiste na população mundial. Fazer uma restauração consiste em repor no dente o que ele perdeu, seja por presença de uma cárie ou dente quebrado. Quando existe uma cárie, todo o tecido cariado é…

Quando a cirurgia ortognática é recomendada?

Geralmente, os fatores que desencadeiam anomalias do crescimento ósseo na região têm causas genéticas, e quando são acentuadas, acabam causando a desarmonia na estrutura do maxilar. Como se trata de um problema originado nos ossos, a sua correção precisa ir além do tratamento com aparelhos ortodônticos. Por se tratar de uma solução definitiva para solucionar…

O Que é Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região. O posicionamento inadequado da mandíbula, maxila e cornetos podem prejudicar não só a aparência da região, mas também aspectos vitais, como o funcionamento das…

Como são extraídos os dentes?

Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias. As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento. Antes da extração, a área em…

Por que dentes são extraídos?

Os dentes são extraídos por vários motivos: – Uma cárie muito profunda no dente; – Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente; – Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca. Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem…