5 dicas para os amantes de chocolate cuidarem dos seus dentes

Apesar de ser um hábito delicioso, o consumo de guloseimas pode ser bastante prejudicial para sua saúde bucal. Isso porque o açúcar, ao ficar muito tempo em contato com o dente, vira fonte de alimentação para as bactérias que vivem na boca., assim, elas produzem mais ácidos, responsáveis pelas famosas cáries.

Para evitar este problema, você pode aderir as seguintes dicas:

1. Consuma os doces em um horário específico
Definindo um horário, fica mais fácil controlar as escovações e garantir sua rotina de higiene bucal. Além disso, concentrando este consumo na parte do dia, onde o fluxo salivar é mais constante, os dentes não ficam expostos à ação das bactérias, diferentemente da noite, quando a boca fica mais seca.

2. Dê preferência para os chocolates meio amargo
Os chocolates meio amargo, possuem mais cacau e menos açúcar que chocolate branco ou ao leite, por exemplo. Isto diminui, e muito, o risco de cáries e outros problemas.

3. Use o fio dental
Faça um bochecho com água depois de passar o fio dental e antes de escovar os dentes, tirando todo o excesso de açúcar que tiver na boca.

4. Aumente o consumo de água
Aumentar o consumo de água, também aumenta o fluxo salivar, que auxilia na remoção de alimentos e evita que as bactérias produzam o ácido causador da cárie.

5. Após comer os doces, escove os dentes
Parece óbvio, mas além de escovar os dentes após o café da manhã, almoço e jantar, é implorante escovar depois de atacar aquele ovo de Páscoa, já que as bactérias da boca, que produzem o ácido que causa a cárie, entram em ação após 15 minutos após o consumo do alimento.

Por isso, não espere mais que esse período para escovar os dentes quando comer um doce.

Devorar os doces e chocolates, não tem problema algum, desde que tenha atenção redobrada com a sua saúde e higiene bucal!