O nascimento dos primeiros dentes pode causar febre?

A Febre do Dente, é um termo muito comum, para falar sobre a febre que os bebês geralmente enfrentam, quando passam pelo processo do nascimento dos primeiros dentes.

Mas será que o crescimento dos dentes, pode mesmo causar a febre?

O que acontece, é que quando os primeiros dentes começam a nascer, a gengiva da criança é rasgada, e isso abre uma exposição à corrente sanguínea, que torna muito fácil para que infecções encontrem ali uma porta de entrada para o corpo.

A maior parte das febres, são causadas por infecções. Ou seja, quando há um agente externo, que causa um comportamento anômalo, no nosso organismo. Então a criança que coloca várias coisas na boca, entra em contato com vários microrganismos que entram no organismo através da exposição da gengiva dos bebês.

Logo, não é o nascimento dos primeiros dentes, o verdadeiro causador da Febre do Dente, e sim, as infecções!

A falta deste entendimento, deu origem ao famoso mito de que o aumento na temperatura está, na verdade, associado ao nascer dos dentes, e não nas infecções.

Associar a febre, ao nascimento dos primeiros dentes, deve ser evitado, pois isso pode fazer com que os pais ou cuidadores, ignorem um sintoma real de doença.

Por isso, ela jamais deve ser negligenciada e, em caso de dúvida, é sempre recomendável buscar orientação médica, combinado?