Entendendo o que é Bruxismo

O bruxismo é uma condição em que o indivíduo, de forma involuntária, range ou aperta os dentes, durante o dia ou a noite. Isso, além de causar prejuízos na saúde bucal, pode também provocar outros desconfortos, como insônia, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e rosto.

Em grande parte das vezes, esse distúrbio inconsciente, de apertar ou ranger os dentes, acontece à noite, durante o sono, chamado de bruxismo noturno, e pode ter origem física ou emocional.

Porém, este problema também pode acontecer durante o dia, enquanto a pessoa está acordada. Este é o caso de bruxismo diurno, também chamado de bruxismo em vigília ou briquismo, e normalmente acontece em atividades que exigem esforço físico ou muita concentração.

Este problema, em ambos os casos, possuem vários fatores que estão associados ao seu desenvolvimento, como genéticos, físicos e psicológicos. Os mais comuns são o estresse e ansiedade, desalinhamento dos dentes, genética e refluxo estomacal.

Existem alguns métodos que podem ser utilizados para aliviar a dor e os outros do bruxismo. O mais comum é a placa dentária de proteção, que é usada durante a noite para restringir os movimentos da mandíbula.

É claro que, visitar regularmente o dentista é a melhor maneira de identificar precocemente o bruxismo e prevenir problemas de saúde bucal ou outros desconfortos que afetam sua qualidade de vida.

Para mais informações, entre em contato e agende já uma avaliação.

@odontologiasimioni

@odontologiasimioni

 

📞 Clique no link abaixo e agende seu horário

Clínica Campo Largo

(41)3392-4000 | (41) 98828-6068

Clínica Curitiba

(41) 3027-7701 | (41) 99943-0557.

Share:
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, 👋🏻
Seja muito bem-vindo, podemos ajudar?