Herpes Labial, conheça as possíveis Causas, Sintomas e Tratamentos (Parte 1)

Doença muito comum que afeta os lábios com bolhas ou aftas pequenas e doloridas. Com mais de 2 milhões de casos por ano, a herpes labial é considerada uma infecção viral simples e altamente contagiosa.

Apesar de presente em muitas pessoas, o vírus pode nunca se manifestar. Na grande maioria dos casos o paciente sofre com os sintomas uma vez por ano. A crise de herpes costuma durar de 7 a 10 dias e os primeiros sinais são ardor na região dos lábios, queimação e coceira.

CAUSAS DA HERPES LABIAL
A condição é causada pelo vírus da herpes simples 1 e 2. Tais vírus da família Herpesviridae são responsáveis por inflamações latentes em humanos. É bom sempre lembrar que a herpes é uma IST, ou seja, é uma infecção sexualmente transmissível e pode provocar herpes genital pelo contato.

Vírus latentes podem ficar no corpo por anos sem manifestações externas. E como grande parte da população tem os anticorpos necessários para combater o vírus, não chega a apresentar nenhum sintoma clínico.

A herpes labial tem seu contágio apenas direto. Apesar de ser conhecida como a doença do beijo, a herpes pode ser causada de diversas outras formas. Inclusive crianças e bebês podem contrair o vírus pelo contato com adultos contaminados.

Fonte: Tepe

Tags:
Share:

Deixe uma resposta