9 causas de Mau Hálito em Crianças

O mau hálito, clinicamente conhecido como halitose, é um problema que até mesmo crianças saudáveis podem apresentar às vezes. Se você percebeu que o hálito do seu pequenino não está tão agradável, não se desespere. Quando se trata de mau hálito em crianças, na maioria das vezes, a higiene bucal inadequada é a culpada.

Quais são as causas do mau hálito?

Há diversos fatores que podem contribuir para o mau hálito. Estas são algumas das causas mais comuns:

Má higiene bucal.
Se o seu filho não escova os dentes e usa o fio dental regularmente, pode ocorrer mau hálito. Se a placa não for removida, pode ocorrer irritação na gengiva, causando outros problemas. A língua também pode abrigar bactérias que produzem odores desagradáveis e mau hálito, por isso verifique se o seu filho está escovando a língua também.

Boca seca.
A saliva ajuda a manter a boca limpa. Quando seu filho está produzindo menos saliva do que o normal, pode ocorrer xerostomia, que contribui para o mau hálito.

Respiração bucal.
Quando uma criança respira pela boca (por estar com o nariz entupido ou como hábito ao dormir), a saliva deixa de remover as bactérias, provocando mau hálito.

Bactérias na língua.
A maioria das bactérias causadoras de odor reside na língua. Se você não escovar a língua, essas bactérias podem se acumular e causar mau hálito.

Infecções na boca.
O mau hálito também pode ser o resultado de cárie, acúmulo de placa, aftas ou cirurgia odontológica.

Objeto estranho.
Às vezes os bebês ou crianças pequenas colocam objetos estranhos (brinquedos minúsculos, partículas de comida, etc.) no nariz. Um objeto estranho alojado no nariz pode causar mau hálito na criança.

Certos tipos de alimentos.
Se o seu filho costuma ingerir alimentos com cheiro forte, como alho, cebola ou especiarias específicas, isso pode afetar o frescor do seu hálito.
Medicamentos. Algumas vezes, a forma como o medicamento se decompõe no organismo pode causar mau hálito. Esse processo libera substâncias químicas que podem resultar no odor desagradável.

Uma doença ou problema de saúde.
Se seu filho está com alguma alergia, infecção sinusal, amigdalite ou outro problema de saúde, pode ocorrer mau hálito.

Fonte: Colgate

Share:

Deixe uma resposta