Ortodontia Infantil: todos os Benefícios e Cuidados (Parte 1)

O tratamento ortodôntico em crianças pequenas é conhecido como ortodontia preventiva e pode ser iniciado em crianças a partir de 6 ou 7 anos. Nessa idade, os dentes estão se desenvolvendo e o maxilar ainda está em crescimento. Por isso, alguns problemas, como o apinhamento de dentes, podem ser mais fáceis de tratar.

É importante notar que o tratamento precoce não se aplica a todos os problemas ortodônticos; entretanto, pode auxiliar em certos casos. Dois problemas que exigem a intervenção precoce são mordidas cruzadas e sobremordidas. Uma mordida cruzada pode fazer com que o maxilar cresça irregularmente. Já os “dentes salientes” nas sobremordidas podem se fraturar com maior facilidade.

Benefícios
A intervenção precoce aproveita o fato de que o maxilar de uma criança ainda está em crescimento.

O tratamento precoce também pode ser útil quando as arcadas dentais e os maxilares não estão na posição correta. Aparelhos funcionais podem resolver ou melhorar tais problemas.

Os aparelhos ortodônticos infantis tiveram grandes melhorias nas últimas duas décadas. A tecnologia os tornou mais confortáveis e mais atrativos do que os aparelhos que a maioria dos pais se lembram de utilizar.

Fonte: Colgate

Share:

Deixe uma resposta