Por que os dentes escurecem com o passar dos anos?

Os dentes ficarem mais escuros com o tempo faz parte de um processo natural. Eles sofrem uma série de alterações fisiológicas e patológicas com o passar da idade biológica. O elemento dentário é formado por 3 estruturas: a polpa, a dentina e o esmalte. O que confere a cor do dente é a dentina. O escurecimento se dá pelo desgaste natural e progressivo da parte externa do dente, no caso o esmalte, inerente de idade.

Portanto, geralmente as pessoas mais velhas têm dentes mais escuros do que as pessoas jovens. No entanto, existem pessoas que, apesar da idade, têm dentes mais brancos do que as outras. O estilo de vida de cada indivíduo pode influenciar diretamente neste processo.

A PARTIR DE QUE IDADE É POSSÍVEL PERCEBER O INÍCIO DESSE ESCURECIMENTO?
Não existe uma idade certa na qual os dentes começam a escurecer. Isto é variável de indivíduo para indivíduo, porém é mais observado em pessoas na fase adulta, mais especificamente, na terceira idade. Além de mais escuros, nessa fase da vida os dentes costumam sofrer outros desgastes. Eles ficam mais suscetíveis a cáries, doenças periodontais e má oclusão devida à ausência de alguns dentes. Por isso, o cuidado deve ser redobrado!

Fonte: Sorrisologia

Share:

Deixe uma resposta