Correção de dentes apinhados favorece a higienização

Dentes mal posicionados são um convite às cáries e aos problemas gengivais. Corrigir o alinhamento dentário, por meio do tratamento ortodôntico, não é só uma questão de estética. É uma questão de saúde bucal!

Quase todos sabem que, em geral, a mastigação fica comprometida quando a pessoa tem arcadas desalinhadas, podendo trazer imensos prejuízos para a saúde. Mas o que muita gente ignora é que esses desalinhos também ameaçam a higiene dos dentes e das gengivas, mesmo entre os pacientes mais zelosos.

Quando os dentes estão mal posicionados, a escovação e o uso do fio dental podem não ser 100% eficazes, por não ser possível acessar regiões onde as unidades estejam apinhadas, por exemplo.

Nessas áreas, a placa bacteriana se forma mais facilmente, abrindo caminho para a gengivite e a periodontite – quadros infecto-inflamatórios que, se não forem cuidados precocemente, levam a diversas complicações, como sangramento e recessão gengival, dor, mal hálito e perda de dentes e de tecido ósseo.

A presença da placa bacteriana também aumenta o índice de cáries entre os dentes apinhados, sendo que, muitas vezes, essas cáries são descobertas já em estágio avançado, por estarem em locais de difícil acesso e visualização.

Share:

Comments 1

Add Comment

Deixe uma resposta