A importância do Aparelho Ortodontico Móvel e Fixo

A função do aparelho ortodôntico não é só de corrigir a posição dos dentes pra fins estéticos, mas sim de devolver a correta oclusão, com uma mastigação adequada e as funções de respiração e fonação também em harmonia. Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis, dependendo da avaliação do ortodontista.

Os aparelhos móveis são indicados para pequenos movimentos dentários e quem ainda está em fase de crescimento, onde pode ser aproveitado.

Já os aparelhos fixos, compostos de bráquetes colados aos dentes, são indicados quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente. O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter movimentos cada vez mais precisos.

Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade, a limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares. A limitação pode ocorrer em qualquer idade. Vale lembrar também que os aparelhos ortodônticos necessitam de alguns cuidados como evitar comer alimentos com muita fibra ou duros, manter sempre uma boa higienização, etc.

Hoje, os pacientes adultos podem contar com dispositivos ortodônticos bastante eficientes e quase invisíveis, como o aparelho fixo chamado transparente. Na cultura popular, o aparelho ortodôntico é visto, geralmente, como algo fora dos padrões de beleza, porém isso vem mudando, existem aparelhos que não chamam tanto a atenção como o metálico. Há um número crescente de adultos usando aparelhos ortodônticos, até mesmo celebridades passaram a usá-los nessa fase, influenciando a forma de pensar das pessoas.

Share:

Deixe uma resposta