Você sabe o que é Ortodontia?

Imagine uma pessoa linda, andar deslumbrante, cabelos macios e olhar encantador, mas quando sorri… seus dentes desalinhados quebram a imagem magnífica e a impressão que se tem é de descuido.

Não é em vão que falamos que o sorriso é o cartão de visitas das pessoas por isso essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Por que realizar esse tratamento com a Simioni Odontologia?

Neste tratamento restabelecemos a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Através deste processo, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM), que ocasionam dores ou problemas futuros ainda piores.

Existe um idade para fazer este tratamento?

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, na avaliação inicial nossos profissionais da Simioni Odontologia verificarão as melhores opções, depois de realizado os exames, raramente são contra indicados porém as análises principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais), e alguns, raros, casos.

Como fazemos este tratamento?

Nossa preocupação é total com o bem estar do paciente, porém como a maioria das intervenções o tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de instalação do aparelho dentário. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista, porém toda orientação será dada para minimizar os efeitos deste desconforto.
O tratamento é bem planejado e executado pela nossa equipe qualificada, evitando riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.

O uso de aparelhos ortodônticos em períodos maiores de tempo, pode ocasionar pequenas acomodações de placa no pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através do nosso planejamento do tratamento ortodôntico.

Tipos de Aparelhos

O que é o Aparelho Fixo?

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. Existem 2 tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis

Nos aparelhos fixos convencionais, o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.

É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins terapêuticos e estéticos. 

Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas.

O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.

A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.

Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Agende sua Avaliação!

Preencha todos os campos abaixo, que nossa secretária irá retornar para confirmar o horário ou reagendar para uma data mais próxima ou disponível em nossa agenda.

ManhãTarde