Implantes Dentários, a Evolução que está se tornando uma Realidade

Antigamente, cerca de 20 à 30 anos, as pessoas tinham poucas opções quando recebiam um diagnóstico que seu dente estava comprometido. Os Dentistas, na maioria das vezes, sugeriam a extração e no caso de minimizar os efeitos estéticos causados era sugerida uma prótese móvel.

Muitos adultos usam esta “solução” porém o desconforto e limitações causados por este tratamento tem levado as pessoas a procurar meios substitutos.
A alternativa a este tratamento são os implantes dentários que nós da Simioni Odontologia, disponibilizamos para você.

O que são implantes dentários?

Explicando de uma forma simples, é um implante de titânio que é utilizado para substituir a raiz de um dente que foi perdido ou está condenado a extração. Uma vez instalado e integrado ao osso, o implante permite a confecção de coroas dentárias muito semelhantes aos dentes naturais, devolvendo ao paciente um belo sorriso e permitindo uma mastigação efetiva.

Quando os implantes dentários são indicados?

Após um diagnóstico preliminar, nós da Simioni Odontologia indicamos principalmente para pacientes adultos que, devido à perda de um ou mais dentes, possuem dificuldades mastigatórias, queixas estéticas relacionadas a ausência de dentes aparentes durante a fala ou sorriso, próteses fixas ou removíveis desconfortáveis, ineficazes ou esteticamente insatisfatórias.
Os implantes dentários apresentam diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, pois possibilitam:

  1. excelente eficácia mastigatória;
  2. resultados esteticamente favoráveis;
  3. autoconfiança;
  4. rapidez e praticidade no tratamento;
  5. evitam desgastes dentários como os realizados para confecção de pontes com próteses fixas sobre dentes;
  6. melhor estabilidade e conforto em comparação com próteses removíveis.

Quais são as fases do tratamento com implantes dentários?

Embora as fases do tratamento com implantes dentários ocorram de forma dinâmica e rápida, iremos dividir didaticamente em etapas para que fique mais fácil a assimilação para os leitores.
Na primeira fase é dedicada ao correto diagnóstico, realizado por meio de exame clínico e solicitação de exames de imagem, como radiografias odontológicas e tomografias computadorizadas, para determinar a quantidade e qualidade do tecido ósseo e gengival.

Uma vez estabelecido o diagnóstico corretamente, iniciamos a fase de planejamento 
para determinar:

  1. localização ideal para instalação dos implantes dentários;
  2. quantidade de implantes dentários necessários;
  3. comprimento e largura dos implantes dentários a serem utilizados;
  4. tipo de plataforma e tratamento de superfícies dos implantes dentários;
  5. tipo de prótese a ser utilizada;
  6. necessidade de procedimentos adicionais, como enxertos ósseos ou enxertos gengivais. Embora pareça complicado, este é um processo simples e particular para cada paciente.

Após a finalização do planejamento, iniciam-se os procedimentos clínicos para a instalação dos implantes dentários. Em alguns casos, se faz necessário a utilização de guias cirúrgicos cuidadosamente planejados para assegurar o posicionamento ideal do implante. A cirurgia de instalação de implantes dentários em sua imensa maioria é muito rápida e indolor, assim como a recuperação pós-operatória, que também é bastante tranquila.

Previamente ao procedimento, o paciente recebe uma prescrição dos medicamentos que serão utilizados antes e depois da cirurgia, bem como uma série de orientações que serão entregues por escrito e detalhadamente explicadas para que sua recuperação seja tranquila e rápida. 

Após a instalação dos implantes dentários, é necessário um período de cicatrização, denominado “osseointegração”, que varia de caso para caso e de implante para implante. De uma forma geral, os implantes tradicionais requerem 3 a 4 meses para osseointegração em mandíbula e 4 a 6 meses em maxila. 

Todavia, uma clara evolução no tratamento da superfície dos implantes permite hoje em dia uma osseointegração muito mais rápida, que permitem a confecção das próteses em 21 a 42 dias. Além disto, a evolução de técnicas utilizadas em casos seletos, permite a instalação imediata tanto do implante, quanto da prótese dentária, ou seja, resolução do problema em um único dia.
Após a osseointegração do implante dentário, iniciam-se os procedimentos de moldagem e confecção da prótese dentária. Após a instalação das próteses dentárias, é imprescindível uma boa orientação quanto a higienização bucal, bem como a manutenção periódica dos implantes.
É sempre bom lembrar que a instalação dos implantes dentários deve ser realizada o quanto antes, pois, após a perda do elemento dentário inicia-se um processo intenso de atrofia óssea nas regiões desdentadas. Em alguns casos, esta atrofia óssea dificulta a instalação de implantes dentários e são necessários procedimentos adicionais, como enxertos ósseos, para a instalação dos implantes.

Existem opções de tratamento com implantes para quem perdeu vários ou todos os dentes?

Quando vários ou todos os elementos dentários foram perdidos, a capacidade de mastigação, assim como a estética do sorriso, podem ficar muito comprometidas. Nestes casos, a instalação de múltiplos implantes dentários pode ser a solução ideal.
Com os implantes dentários é possível repor a ausência de vários elementos dentários com a confecção de próteses parciais fixas sobre implantes ou, até mesmo, fazer a reposição de todos os dentes com a confecção de próteses totais fixas sobre implantes, denominadas próteses do tipo protocolo.
Nos da odontologia simioni também oferecemos aos nossos pacientes o que temos de mais moderno na questão de implantes dentários que são as Cirurgia guiada sem corte, que após uma planejamento computadorizado prévio fazemos confecção de um guia cirúrgico específico para cada paciente, que usaremos no ato da cirurgia sem precisar cortar a mucosa(gengiva) e sem precisar dar pontos, logo temos uma cirurgia mais rápida, o paciente fica menos tempo na cadeira do dentista e com pôs operatório melhor evitado inchaço e dor. Venha fazer uma avaliação e nos conhecer pessoalmente.

Agende sua Avaliação!

Preencha todos os campos abaixo, que nossa secretária irá retornar para confirmar o horário ou reagendar para uma data mais próxima ou disponível em nossa agenda.

ManhãTarde